Logo

ANUCLE : ANTI-NUCLEOSSOMO (Anti-Cromatina)

Material: soro

Sinonimo: Anti-cromatina

Coleta: Jejum não obrigatório. Coletar sangue total sem anticoagulante, separar o soro e refrigerar

Interpretação: Diversos fatores, entre eles, a dificuldade de padronização e a interpretação, fizeram com que a pesquisa de células LE fosse abandonada como um teste para pesquisa de Lupus Eritematoso Sistêmico (LES). A pesquisa de anticorpos anti-nucleossomo ou anti-cromatina é um exame que hoje tem sido usado com grande freqüência em substituição a pesquisa de células LE. Alguns autores evidenciaram que os anticorpos anti-nucleossomo é um marcador precoce de LES(1,3,4 ).
O nucleossomo é o principal antígeno na patofisiologia do LES, e os anticorpos anti-nucleossomo estão associados a atividade do LES. Representa a menor unidade da cromatina, sendo constituído por um trecho de DNA nativo envolvendo um octâmero de moléculas de histonas(2,3). A investigação deste anticorpo é realizada por ensaio imunoenzimático (ELISA), um método padronizado e de excelente desempenho. Os anticorpos anti - nucleossomo sao marcadores de lupus eritematoso sistemico, com uma sensibilidade de 60% a 70% e especificidade em torno de 95% a 100%(1).
Bibliografia
1.Simon JA, Cabiedes J, Ortiz E,Alcocer-Varela J,Sanchez-Guerrero J. Anti- ucleosome antibodies in patients with systemic lupus erythematosus of recent onset. Potential utility as a diagnostic tool and disease activity marker. Rheumatology (Oxford). 43(2):220-4,2004.
2. Julkunen H,Salonen EM,Walle TK, Miettinen A. Anti-nucleosome antibodies in the diagnosis of systemic lupus erythematosus. Scand J Rheumatol.;34(2):122-4,2005.
3. Decker P.Nucleosome autoantibodies. Clin Chim Acta.;366(1-2):48-60,2006.
4. Sinico RA,Radice A. The clinical immunology laboratory in diagnosis and monitoring of systemic lupus erythematosus and connective tissue diseases].G Ital Nefrol.Suppl 33:S21-6,2005.

Newsletter:

Cadastre seu e-mail e receba novidades sobre saúde.